Live especial da FMP Plural para a Semana do Migrante debateu perspectivas contemporâneas humanitárias - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Ontem, dia 22/06, a FMP Plural organizou o evento online “Semana do Migrante: Perspectivas contemporâneas humanitárias no contexto da pandemia”. Com transmissão pelo canal do Youtube da FMP, o bate-papo foi mediado pela Profª Joseane Shuck Pinto e recebeu Iurqui Pinheiro e Lucas do Nascimento. 

Iurqui é Coordenador de Projetos na Organização das Nações Unidas (ONU) e falou durante a live sobre alguns projetos que a OIM – Organização Internacional para as Migrações da ONU tem trabalhado. “Nós temos o Espaço Oportunidades. São dois espaços, na verdade, sendo um fixo e outro itinerante, que foi criado no ano passado e este ano está operando ainda mais. Com o agravamento da pandemia, muitos migrantes que estavam em uma situação complicada de emprego, ficaram desempregados – o que impactou até no deslocamento ao Espaço Oportunidades fixo. Então, o Espaço Oportunidades itinerante vai aonde os migrantes estão, em qualquer lugar do estado. A partir disso, conseguimos fazer os cadastros para capacitações, inserções laborais e estruturar os seus currículos”, comenta. 

Já Lucas é Coordenador do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) de Porto Alegre e comentou sobre a importância do evento. “Esses momentos são sempre muito necessários para a gente refletir sobre a temática que trabalhamos, e também são ocasiões que possamos dialogar com a comunidade local sobre a relevância da Semana e do Dia Mundial do Refugiado (20/06). É importante buscar esse acolhimento nas pessoas que chegam com várias necessidades, precisando do nosso apoio”, declara.  

O encontro foi uma parceria da FMP Plural com o Projeto Migração, Identidade e Cidadania (MIC) e fez parte da II Semana Estadual do Migrante, período para debate sobre os avanços e desafios da migração no RS. Assista na íntegra:

Conteúdos relacionados

link whatsapp