Saiba por que a Biblioteca Paulo Pinto de Carvalho é o seu local preferido para estudos na FMP

Não há nada melhor do que um espaço aconchegante, silencioso, acolhedor e que estimula a concentração e o conhecimento para receber os estudantes e os amantes de uma boa leitura.

Na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP), a Biblioteca Paulo Pinto de Carvalho merece destaque especial como lugar de estudo à disposição dos acadêmicos da Instituição.

Com acervo on-line e outros 17 mil volumes para pesquisa, a biblioteca se soma à infraestrutura de excelência da FMP, voltada ao ensino do Direito há quase 40 anos.

Agora vamos contar para você os motivos que fazem da Biblioteca Paulo Pinto de Carvalho o seu local preferido para estudar. Confira!

A Biblioteca Paulo Pinto de Carvalho

Fundada no ano de 2002, a biblioteca homenageia Paulo Pinto de Carvalho, ex-Procurador de Justiça do Estado, Advogado e Professor de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A área dispõe de uma grande coleção de obras e um rico acervo on-line, além de mais de 17 mil volumes literários, distribuídos entre 8 mil títulos.

Desses, muitos foram doados pela família do jurista após o seu falecimento, eternizando a memória de Paulo Pinto de Carvalho como um notável apreciador de livros e trazendo à FMP parte da coleção particular que mantinha em sua residência.

O local ideal para os seus estudos

Sob responsabilidade técnica da bibliotecária Cristini Fernandes Borth Klippel, cada detalhe da Biblioteca Paulo Pinto de Carvalho foi pensado para levar aos acadêmicos a melhor experiência na aprendizagem do Direito.

Corroborando às outras estruturas que compõem a excelente oferta de espaços da FMP, no local encontramos:

– 17 mil volumes, distribuídos em cerca de 8 mil títulos;

– rede wireless;

– sala de estudo individual (27 cabines);

– salas de estudo para pequenos grupos;

– totens para consulta ao catálogo on-line.

Além dos livros — os grandes protagonistas da biblioteca da FMP —, o ambiente oferece materiais e serviços diversos, os quais apoiam o desenvolvimento dos estudos e de todas as atividades educacionais projetadas pela fundação.

Além disso, são prestadas orientações para a realização de pesquisa bibliográfica, bem como para a apresentação de trabalhos científicos dentro de todas as conformidades exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Essas orientações acontecem por meio de palestras e também por telefone, e-mail ou presencialmente, sob agendamento prévio.

Os livros que você precisa a um toque de distância

“Promover o acesso, a disseminação e o uso da informação como apoio acadêmico à pesquisa e à extensão, contribuindo para a evolução e a construção do conhecimento, de forma ágil e qualificada, visando à melhor formação do profissional”.

O Direito possui um currículo bastante extenso. Quando pensamos na graduação, são pelo menos 5 anos de formação em disciplinas que abrangem muita leitura e aprofundamento teórico.

A cada semestre, os professores podem exigir uma bibliografia específica para o desenvolvimento curricular, mas, antes que você pense ser necessário organizar uma parte do orçamento para adquirir esses títulos, lembre-se: os livros que você precisa estão a um toque de distância.

Isso porque a Biblioteca Paulo Pinto de Carvalho oferece aos estudantes um qualificado acervo com mais de 17 mil volumes, distribuídos em variados tipos de materiais, entre eles livros, periódicos, obras de referência e multimídia.

Além do acervo físico os estudantes da FMP contam com duas bibliotecas digitais: a Minha Biblioteca, que tem um acervo com mais de 7 mil títulos das principais editoras acadêmicas do país e a Biblioteca Digital Proview, criada pensando em auxiliar estudantes e profissionais da área de Direito. Ainda há acesso a duas bases de dados RTonline, que tem em seu acervo virtual 31 títulos de Periódicos Especializados (mais de 40 anos de publicação), entre outros materiais, e a HeinOnline, uma base internacional e totalmente em inglês.

Venha visitar!

Agora que você já conhece os motivos para fazer da Biblioteca Paulo Pinto de Carvalho o seu local preferido para os estudos, agende um tempo para colocar as leituras em dia.

A biblioteca encontra-se no 6º andar da FMP. Durante o período letivo, o horário de atendimento é o seguinte: das 7h30 às 22h30 de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8h às 12h.

Saiba mais sobre a FMP navegando em nosso site e acompanhando as atualizações do universo do Direito pelo Instagram!